Com o apoio do Sebrae e da ACE Vila Velha, projeto tem por objetivo não apenas oferecer crédito, mas capacitar empreendedoras sobre como utilizá-lo com consciência
O Conselho Estadual da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes) e o Sicredi lançaram, na última quarta-feira (19), o Programa Mulheres em Ação, uma união de forças entre o associativismo e cooperativismo para celebrar o protagonismo feminino no empreendedorismo.
Cerca de 60 mulheres, que já empreendem ou que desejam empreender, participaram do evento de lançamento, que foi um sucesso. De acordo com a presidente do CMEC/Faciapes e da Associação Comercial e Empresarial da Grande Vila Velha, Simone Gonçalves, a ideia é impulsionar negócios, facilitando o acesso ao crédito, mas também capacitando as empreendedoras.
"Sabemos que o acesso ao crédito é uma das maiores dificuldades que as mulheres enfrentam em seus negócios. Por isso, nossa ideia não é apenas disponibilizar essa verba, mas também capacitá-las para uma tomada e uma utilização consciente desse crédito", afirma. Ainda segundo ela, também serão oferecidas capacitações em reabilitação financeira e construção de autoimagem.
Para Simone, é de grande importância que as empreendedoras desenvolvam técnicas de negociação para se posicionarem de maneira mais segura e se sentirem mais à vontade no mercado. "Essa também é uma grande maneira de empoderar e fortalecer as mulheres dentro do ambiente dos negócios, seguindo o conceito do CMEC de apoiar a participação das mulheres na política, na cultura e no empreendedorismo", completa.
O vice-presidente da Faciapes, Luiz Ridolphi, esteve no evento e destacou a importância da parceria. "Este é apenas o primeiro passo de tudo que será construído ao longo do programa e ao lado de parceiros tão importantes, como o Sicredi e o Sebrae/ES", disse.
Participaram do evento pelo Sicredi o gerente de negócios, Benilson Cacholi, e os gerentes de agência André Pedruzzi Sunderhus e Adalberto Codeco. Pelo Sebrae/ES, a gerente da Unidade de Relações Institucionais, Aline Zanoni, e a gerente regional central, Carla Bortolozzo. Pela Faciapes, o diretor Jurídico, Marlon Athayde, e o diretor de Tecnologia, Draico Vaz.
Também prestigiaram o evento as empreendedoras Sonia Damasceno, que desenvolve um trabalho de fomento e estímulo ao empreendedorismo feminino pelo governo do ES, e Tati Oliveira, embaixadora da rede Mulher Empreendedora e idealizadora do Confraelas.
As empreendedoras que desejarem fazer parte do projeto, devem procurar a Associação Comercial do seu município.