Faciapes participa do II Encontro de Cidades Empreendedoras

Programa do Sebrae está presente em todos os municípios do estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico local


A Faciapes esteve presente no II Encontro de Cidades Empreendedoras, realizado pelo Sebrae/ES no dia 25 de janeiro, para apresentar o balanço dos primeiros dois anos do programa e as perspectivas para 2023.

"É um belíssimo programa que tem transformado a realidade dos nossos municípios por meio do empreendedorismo. Assim como em outros tantos projetos, o Sebrae/ES tem nosso apoio para continuar realizando o Cidades Empreendedoras nos próximos anos", disse Arthur Avellar, presidente da Faciapes.

Já o vice-presidente da entidade, Luiz Ridolphi, destacou a importância do projeto para a geração de emprego e renda para os municípios capixabas. "A sintonia entre o poder público e os empreendedores é muito importante para o desenvolvimento local, porque cria oportunidades para a população e traz bons resultados econômicos para a cidade", afirmou.

De acordo com informações do Sebrae, o Espírito Santo foi o primeiro estado do Brasil a ter 100% dos municípios atendidos pelo programa. Ao todo, foram mais de 300 soluções contratadas, para as 78 prefeituras. Entre elas, destacam-se cursos oficinas e consultorias.

O encontro, que marcou a assinatura do termo de renovação do contrato Cidade Empreendedora entre Sebrae/ES, Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo) e o governo do estado, reuniu prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios, além de secretários estaduais e municipais. O diretor Jurídico da Faciapes, Marlon Athayde, e o presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Guaçui/ES, Elias Carvalho Soares, também estiveram presentes.

O Programa

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo transformar a realidade dos municípios a partir do empreendedorismo, oferecendo um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades. O aumento da agilidade e a promoção da inovação também são indicadores importantes para tornar o ambiente de negócios mais favorável.

“O empreendedorismo é um caminho importante para o desenvolvimento da economia local, mas é necessário que as cidades também estejam preparadas para dar um suporte e melhorar, cada vez mais, o ambiente para quem deseja empreender”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

*Com informações do Sebrae/ES